quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Teoria da Dell, Globalização e Desenvolvimento

"O livre-comércio é a diplomacia de Deus. Não há outra maneira segura de unir as pessoas nos laços de paz.". Com esta citação do político britânico, Richard Cobden, Thomas Friedman começa o capítulo de seu livro "O Mundo é Plano" que fala sobre a Teoria da Dell, empresa conhecida por muitos como grande fabricante de computadores.
A frase talvez seja a melhor maneira de sintetizar o que é a Teoria da Dell, segundo a empresa a formação cada vez mais freqüentes de cadeias de produção (a divisão entre diversos países na produção de peças que no final acabam por formar um único produto seria um singelo exemplo) ao redor do mundo, tendo em vista as vantagens proporcionadas por um planeta cada vez mais globalizado, tendem a provocar a redução de conflitos entre países, já que os mesmos devem passar a reconhecer sua dependência recíproca para com os demais.
Para exemplificar os profissionas citam o exemplo das relações internacionais entre China e Taiwan, o histórico de conflitos entre ambos os países passam cada vez mais a fazer parte apenas das páginas dos livros de História, na atualidade o que se vê é a formação de uma mega cadeia de produção que une os dois países nos mais diversos ramos da indústria, sabendo a China que qualquer dano provocado a ilha vizinha pode acarretar problemas para a economia que mais cresce no mundo, o país passa a respeitar seu vizinho e ambos começam a trabalhar juntos, a fim de alcançar o progresso econômico e a partir dele, por que não o progresso da qualidade de vida nestes países?
Melhor do que toda e qualquer tecnologia de guerra alcançada no mundo contemporâneo, os dias atuais, por meio da globalização, nos proporcionam meios pacíficos como este explicitado na Teoria da Dell para redução de conflitos, devemos reconhecer e aproveitar os benefícios deste "mundo plano", na visão de Friedman, para a construção de um planeta melhor e mais desenvolvido para todas as nações.

Nenhum comentário: