quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Direitos Humanos, para quem?

Freqüentemente é noticiado nos meios de comunicação crimes que abalam a sociedade e mostram a pura realidade pela qual passa a nação brasileira. O descaso das autoridades no combate a criminalidade, a impunidade, tanto para o descaso de nossos governantes quanto para os criminosos mais rasteiros que assombram a segurança de cidadãos de bem, o baixo investimento na educaçao entre outros fatores levam a este infeliz resultado, e a cada dia que passa o Brasil continua a formar um "exército de criminosos".
É quase que senso comum o fato de que a solução para os problemas da criminalidade em nosso país vão muito além do mero combate, de caráter imediato, da mesma. Deve-se investir na educação, economia e em todos os demais fatores formadores de um país melhor. O início dos investimentos nesses fatores poderia estar no comprometimento dos políticos e das demais autoridades de qualquer dos poderes estatais, mas para isso acontecer o pensamento do brasileiro deveria mudar, então nos perguntamos: como o pensamento do brasileiro pode mudar para melhor se a quase esmagadora parte da populaçao não recebe educaçao de qualidade ou mesmo nem educação recebem? A partir de então estariamos entrando em ciclo de questionamentos, cabe lembrar, importantes a serem feitos, mas os quais não objetos de análise do texto.
Em suma, tem-se que a solução para os problemas de criminalidade em nosso país são bastante complexos, logo, será que por enquanto devemos continuar aceitando tamanha insegurança em nossas cidades? Não por acaso, em uma pesquisa apresentada no Livro "A Cabeça do Brasileiro", de Alberto Carlos Almeida, foi visto que grande parcela da populaçao nacional apoia punições ilegais, chegando o autor a arfirmar que "A lei do povão é o Talião".
Não quero defender as punições ilegais ou apoiar qualquer tipo de condenação que possa ferir princípios importantes da formação de nossa sociedade e do Direito, apenas questionar: quem o Direitos Humanos deve defender? É notícia quando alguem é violentado ou estuprado em um presídio, nessas horas entram em cena os defensores do Direitos Humanos, é bom ressaltar que tenho todo respeito com estes e reconheço a importância dos mesmos, mas se esquece em muitas das vezes que estes que sofreram qualquer tipo de constrangimentos no presídio estão lá, quase que sempre, por algum motivo. Claro que estes fatos não deveriam acontecer, mas será que isso não é um retrato da realidade do sentimento de insegurança do povo e, obviamente, também dos diversos outros fatores já mencionados.
Questiono, então, será que os Direitos Humanos não deveriam se fazer presentes antes na sociedade brasileira para proteger cidadãos de bem com o mesmo vigor que se fazem presente nos noticíarios para expressar a indignação com as condições carcerárias do Brasil ou com as punições públicas impostas pelo povo?

Um comentário:

Oziel Carneiro disse...

enquanto no brasil tudo, independente de ser certo ou errado, virar normal e as pessoas olharem com esses olhos pra tais coisas, esse país se manterá bagunçado, e os direitos humanos para os primeiros infratores de tais são mais um sintoma de balburdia em que os brasileiros acham normal.