segunda-feira, 31 de março de 2008

Espólio Latino-Americano e Progresso Europeu

Fiquei um longo tempo sem escrever por aqui, não encontrava um assunto interessante pra escrever, fora a corrida dos presidenciáveis democratas nos Estados Unidos. Mas, não é sobre isso que vou falar.
"Ganhei" boa parte dos últimos dias, lendo e relendo um livro chamado "As Veias Abertas da América Latina", do jornalista uruguaio Eduardo Galeano. O livro é antigo e possui um considerável viés socialista, mas nenhuma dessas duas características retira do livro seu cunho atemporal ou a imparcialidade das análises. Em suma, o livro traça cronologicamente o histórico de exploração latino-americana, desde o tempo do descobrimento até a ascenção estado-unidense e soviética, analisando as relações deste último Estado com a ilha caribenha e suas tentativas de influenciar as realidade do continente americano de colonizaçao ibérica.
Após o breve resumo do livro proponho-me a falar da parte do livro que mais me chamou a atenção. Sempre gostei da história dos povos pré-colombianos habititantes de nosso continente em tempos remotos, em especial os povos mais desenvolvidos, Incas, Astecas e Maias, os comumentes estudos na escola, talvez por isso a parte do livro que preferi fala sobre eles.
Não pretendo me estender demais sobre o assunto (tenho que estudar Direito), vou apenas analisar quase que sobre o ponto de vista morfoológico o titúlo do presente texto.
Espólio, segundo o dicionário Aurélio, nada mais é que os bens que alguém, morrendo, deixou. Talvez podemos resumir o início da história de exploração latino-amerciana com algumas mudanças no sentido da palavra espólio, se definirmos a palavra como: bens que povos, sendo mortos, deixaram.
Esta parte do livro, que como disse, mais me agradou, fala sobre o início da exploração eurepéia no continente, como a cultura pré-colombiana foi marginalizada e como esta exploração levava riqueza para a Europa, principalmente para países como Inglaterra e Holanda, e não Portugal ou Espanha como era de se esperar.
A resposta da origem de toda esta riqueza que migrava para a Europa é simples, era o espólio dos povos que antes habitavam terras americanas.